Postado Por : Unknown segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Você já ouviu falar em OASIS? 


O Oasis é uma tecnologia social construída pelo INSTITUTO ELOS e atualmente bastante disseminada em rede dentro e fora do país. O Oasis é um uma intervenção comunitária  de impacto que impulsiona comunidades a realizarem transformações através da concretização de sonhos coletivos. Esta tecnologia consiste em uma metodologia realizada em 7 passos: o OLHAR, o AFETO, o SONHO, o CUIDADO, o MILAGRE, a CELEBRAÇÃO, a RE-VOLUAÇÃO, os passos devem ser seguidos para garantir que a transformação aconteça seja ela pessoal ou ambiental.

Em Novembro de 2011 vivenciei o OASIS QUIXADÁ, pra quem não sabe esta cidade localiza-se no sertão central do Ceará, e venho compartilhar com você um pouco dessa experiência, narrando o processo vivido nessa comunidade.


  • O OLHAR
O Olhar apreciativo é essencial no jogo Oásis, pois para conhecer a comunidade, seus moradores, visualizar a importância de cada pessoa no processo, é necessário aguçar as habilidades perceptivas para conseguir perceber a abundância de recursos existentes ali e como trabalhá-los. É necessário estar de olhos atentos para conhecer a nova cultura que se apresentar, os novos valores e representações ali construídas, as belezas e possibilidades que a comunidade possui, pois como diz Antoine de Saint-Exupéry o essencial é invisível aos olhos.

Comunidade do Sossego em Quixadá - Ce

                                                 
 

  • O AFETO
Para vivenciar uma experiência como esta é necessário que haja uma conexão entre as pessoas, esta conexão é realizada através de sentimentos. O afeto deve ser mútuo para que uma construção coletiva seja realizada. A escuta ativa, uma visão sistêmica da comunidade e de seus moradores tem de estar presente o tempo todo, é necessário sentir o outro, se conectar, fazer parte não somente do sonho, mas da vida e da história de quem está junto.


Afeto
  • O SONHO
Agora é hora de sonhar! Um sonho coletivo é o foco da ação, seja uma praça, uma casa, um centro comunitário, qualquer que seja o sonho, após ser compartilhado,  pode se tornar real! Criar conexão e afeto com a comunidade e seus moradores, é necessário para que possamos sonhar coletivamente. O planejamento deve ser iniciado nessa etapa mapeando os recursos que a própria comunidade possui e buscando os que ainda faltam. Um prego, um martelo, um resto de tinta ou cimento, qualquer coisa é bem vinda, qualquer pessoa pode dar sua contribuição, um café, uma água neste processo o que importa de verdade é fazer parte!

O sonho 
  • O CUIDADO
Nessa etapa o planejamento das ações e a busca por recursos devem acontecer, este é o momento em que toda a comunidade se mobiliza para captar materiais, recursos humanos e espaciais, pois fazendo parte do processo é gerado um sentimento de pertencimento fortalecendo o afeto e o olhar das etapas anteriores, o concretização do sonho fica mais próxima.

O cuidado

  • O MILAGRE
Cooperação, autonomia e Pró-atividades, é esse o lema desta etapa, é neste momento que o mão-na-massa será executado onde todos podem dar sua contribuição na concretização desse sonho coletivo, todas as habilidades são importantes e todas as pessoas são essenciais para que o milagre possa acontecer.

O milagre

pode

acontecer


  • A CELEBRAÇÃO E A RE-VOLUÇÃO
Após o mão-na-massa é hora de celebrar a concretização do sonho, comemorar a vitória, partilhando com todos as experiências vividas. A re-volução é a ultima das etapas onde cada participante depois de viver essa transformação coletivamente, relembrar valores comunitários, perceber como funciona um trabalho em rede, reconhecer suas habilidades e suas limitações começa a disseminar tudo o que aprendeu nessa experiência para que outras pessoas possam perceber que TODO MUNDO PODE MUDAR O MUNDO, você tambem pode fazer sua parte.

Todo mundo pode mudar o mundo.

Agradecimentos:

Comunidade do Sossego
Irmã Vladenia
Tânia Torres
Manuel Tavares
Rede JATS (Jovens Agentes de Transformação Social)

Para maiores informações acesse o site do Instituto Elos http://www.institutoelos.org/

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Leia também

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Olhares Daqui pra Nós -- Traduzido Por: Template Para Blogspot