Postado Por : Olhares Daqui pra Nós quinta-feira, 12 de setembro de 2013





O Coletivo Olhares Daqui pra Nós (ODPN) foi criado a partir do sonho de um jovem participante do Programa Geração Muda Mundo da Ashoka Brasil. A proposta visava realizar intervenções no bairro Bom Jardim, área periférica da cidade de Fortaleza no Ceará, com intuito de promover uma valorização de iniciativas que causassem impacto positivo na comunidade, empoderando os ativos e moradores do local, para que esses pudessem perceber que a história de sua comunidade era construída a partir de suas próprias vivências, resgatando assim valores comunitários que se perdem no dia-a-dia.

A Metodologia do Coletivo consiste em utilizar como ferramentas de transformação social as linguagens artísticas: Audiovisual, Artes Visuais (Fotografia) e Literatura. Visando através destas promover intervenções comunitárias de impacto que possibilitem o resgate de raízes, a valorização da cultura local e geração de produtos artísticos-documentais. A mobilização e sensibilização no bairro através de oficinas que possibilitam o resgate da história de seus moradores, a Descoberta e Mapeamento das potencialidades, o fortalecimento de lideranças comunitárias, e a valorização de artistas, atletas, artesãs e demais figuras valiosas e por vezes esquecidas na comunidade, fazem parte das atividades deste coletivo.

O Olhares Daqui pra Nós, está desde 2010 atuando em parceria com projetos e organizações, disseminando a cultura e levando formação aos jovens. Em 2010 realizou a produção de um documentário audiovisual sobre o ciclo de implementação do Programa Geração Muda Mundo no Ceará através de uma parceria com o Projeto e-Jovem da Secretaria de Educação do estado. O breve documentário tinha como foco a descoberta dos jovens empreendedores e seus respectivos projetos sociais. Ainda neste ano auxiliou em encontros de jovens, painéis de apresentação de projetos sociais e seus membros atuaram como educadores sociais em escolas da rede pública construindo, implementando e acompanhando projetos de jovens.

Em 2011 atuou junto a Produtora Cultural Lumpen Produções, empreendimento econômico solidário incubado ao Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (Mh2o) onde realizou uma campanha de prevenção às drogas, voltada ao público jovem, com atividades culturais, festival musical e campeonatos esportivos durante 20 dias no Polo de lazer do Conjunto Ceará em Fortaleza. Após isto replicou a etapa formativa da campanha através de palestras na região metropolitana da cidade e interior do estado. (Maracanaú, Baturité, Serra do Evaristo).

O coletivo ainda atuou em intervenções comunitárias em Quixadá com a metodologia Oasis. Participou da produção de eventos culturais como o Festival Bora Negrada da Rede Jovens Agentes de Transformação Social (JATS) que ocorreu no Cuca Che Guevara, Feira Preta (SP), Encontro de Jovens do Projeto Gestão Social nas Escolas da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Juazeiro do Norte. Realizou ainda parcerias a produção da identidade visual e gestão de equipe para a campanha do projeto CHAMADO AFRICA e oficinas de formação com o tema comunicação em rede, junto ao Instituto Brasílis durante o encerramento de sua campanha sobre a Africanidade Brasileira em 2012.


Produziu o livro O Amortecimento de autoria de um dos membros (Nayara Fontenele) conjunto da produção audiovisual de um curta experimental com finalidades acadêmicas no gênero terror. Atualmente sua equipe busca formação na área de produção cultural com fins de fortalecer seus membros para atuações futuras.




Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Leia também

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Olhares Daqui pra Nós -- Traduzido Por: Template Para Blogspot